SINAIS DE FUMAÇA !
O ditado popular diz que: "onde tem fumaça tem fogo". Mas existem outras explicações para as fumaças avistadas no horizonte. Atualmente temos ouvido muito falar nas fumaças que sinalizam para as agressões da natureza. Elas são originárias de acidentes ou até mesmo provocadas pelo homem, como meio de limpar as áreas pastáveis ou agricultáveis.
Há muito tempo atrás os sinais de fumaça eram usados como forma de sinalização e envio de mensagens, assim podemos concluir que os Sinais de fumo ou fumaça eram meios de comunicação em áreas vastas e despovoadas baseado no fumo originado por fogueiras. Eram mais comuns em tempos antigos, e podiam comunicar mensagens complexas e codificadas previamente entre postos de vigia ou atalaias para avisar da presença de inimigos ou informar sobre qualquer outro assunto.
A comunicação por sinais de fumaça tornou-se famosa com a sua frequência nos filmes do tipo western onde surgem quase sempre a ser usadas pelos ameríndios. Na Antiga China, soldados que permaneciam alerta nas torres da Grande Muralha da China podiam usar este meio de comunicar para alertar sobre ataques inimigos, enviando mensagens de fumo de torre a torre. As mensagens podiam ser retransmitidas a mais de 760 km de distância. Também os aborígenes australianos e os Yagan comunicavam à distância com sinais de fumo.
SIGNIFICADOS DOS SINAIS DE FUMAÇA
As mensagens que as tribos de indígenas americanos nativos enviavam eram simples, mas muito importantes. Veja a seguir alguns sinais comuns usados pela tribo de índios Apache:
- Uma nuvem: enviar uma única nuvem de fumaça era normalmente um sinal de atenção. Isso significava que algo incomum estava acontecendo, mas que não havia razão para alarme ou perigo iminente. Era geralmente uma advertência para sinais futuros.
- Duas nuvens: um sinal de duas nuvens significava que tudo estava bem e que o acampamento estava estável e seguro. Indicava também que o emissor ficaria em sua locação atual até segundo aviso. Se o acampamento fosse mais permanente, uma mensagem contínua de duas nuvens era enviada para fazer com que tribos vizinhas soubessem que o acampamento permanente estava próximo e seguro. Essa era uma mensagem importante, já que as tribos de americanos nativos freqüentemente mudavam de acampamentos de acordo com as estações e com a disponibilidade de recursos e de segurança.
- Três nuvens: esse era um sinal de alarme, assim como é com os escoteiros de hoje. Os índios avisavam sobre os inimigos que se aproximavam ou marcavam o início de uma batalha com esse sinal. Colunas de fumaça contínuas indicavam um perigo maior e pedido de ajuda.
Vamos trazer o sinal de comunicação através da fumaça para nossa realidade e perguntarmos. Após um longo período sem atrasos salariais na Educação de Redenção, qual sinal de fumaça aparece no horizonte? De uma, duas ou tês fumaças? Penso que Cabe a cada um responder com base em seu conhecimento educacional. Verdade seja dita. Um sinal de fumaça se levantou no horizonte.
Texto adaptado por: Professor Wanderley Sousa
Fonte
Nenhum comentário:
Postar um comentário